- On 13/04/2013
- In Estátuas Plaza do Oriente
- Tags:
1 comentario
As estátuas da Plaza do Oriente.
A Praça do Oriente, localizada em frente ao Palacio Real, deve-se a Isabel de Farnesio, , segunda mulher de felipe V suas estátuas, dos reis Visogotos.
Uma noite, ela teve um sonho que acontecia um terremoto no palácio Real, e as estatuas que estava no alto do palácio, caía e matava o Rei.
O rei Felipe V com medo do presságio de Isabel, pediu que fosse retirado as estátuas e fossem repartidas por Madrid e Espanha.
Quase todas elas ficaram na Plaza do Oriente.
De todas as estatuas presente nesta praça, a mais importante é de FELIPE IV, feita no século XVII, sendo a primeira Estátua, equestre do mundo.
A importância desta Estatua, não deve-se ao fato de ser a primeira de sua categoria, e sim as pessoas envolvidas para sua construção. Feita pelo Italiano Pietro Tacca, sob a orientação de Galileo Galilei, e pintada por Velázquez.
Esta estatua, possuía uma grande complexidade de execução para época. O rei Felipe IV, muito vaidoso, queria que sua estátua o representasse em movimento, diferente de todas as outras estátuas já existente. O cavalo deveria estar em apenas duas patas. Isso era uma incógnita para o escultor.
Como fazer para manter o cavalo sustentado em apenas duas patas?
Foi então, que Pietro Tacca procura a Galileo para orientar-se sobre o equilíbrio e de posse de suas dicas ele consegue agradar ao Rei. Fazendo com que todo o peso da estátua caísse sobre a parte inferior traseira, deixando a parte da frente oca.
Ao chegar em Madrid., ela foi colocada no Palácio do Buen Retiro e posteriormente foi transladada a praça do oriente, quando 1843, Isabel II inaugura o que hoje contemplamos como PLAZA DO ORIENTE.
Fotos de Donimic Dahncke : http://www.dominicdahncke.com/
Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?